Botucatu, quinta-feira, 19 de Maio de 2022
LINKS
COTIDIANO
05/05/2022
Regiões Norte e Leste recebem nebulização contra a dengue, sexta, segunda e terça-feira


Mesmo com todas as ações da VAS é necessário continuar eliminando possíveis criadouros do mosquito.
 
 
Dando continuidade às ações de combate e controle de criadouros do mosquito da dengue, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizará a aplicação de inseticida através de atomizadores costais nesta sexta-feira, 6, no Jardim Flamboyant,  segunda-feira, 9, na Vila Pinheiro (região Norte), e na terça-feira, 10, na Vila Rodrigues Alves (região Leste).
 
 
 
A aplicação do inseticida nos três bairros ocorrerá entre as 8 e 12 horas, conforme já comunicado aos moradores de cada local.
 
 
 
Além desta ação, a VAS continua realizando visitas em domicílio e realizando nebulização veicular em outras regiões do município com o objetivo de combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
 
 
 
A Vigilância orienta que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição. Caso haja a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (Chikungunya e Zika vírus), o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão destas doenças serão desencadeadas oportunamente.
 
 
Em caso de chuva a aplicação do inseticida será reagendada.
 
 
Em 2022 já foram confirmados 131 casos, sendo 118 autóctones e 13 importados.
 
 
 
Sobre a ação:
 
 
 
A Vigilância irá aplicar um inseticida com objetivo de matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue.
 
O produto agirá apenas no momento da aplicação, portanto a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.
 
Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente e orientarão os moradores quanto a preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Após 20 minutos, os agentes retornarão para confirmar se o ambiente já está preparado para o bombista aplicar o produto.
 
O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 30 minutos. Em hipótese alguma, os bombistas retornarão aos imóveis que estiverem fechados ou não preparados para receber o inseticida, portanto é importante que a preparação do ambiente seja seguida dentro do prazo estipulado.
 
Foto Noticia Principal GrandeFoto Noticia Principal Grande
 
Foto Noticia Principal GrandeFoto Noticia Principal Grande
 
 
Como preparar o imóvel:
 
 
 
 - Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;
 
- Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa para que o inseticida possa atingir todos os locais;
 
- Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;
 
- Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros)
 
- Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.
 

R E L A C I O N A D A S
 
 
Prefeitura fará vistoria preventiva contra a dengue em prédios públicos
 
 
 
Ação faz parte de estratégia adotada para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti em Botucatu
 
 
 
A Prefeitura de Botucatu está intensificando as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti e por isso realizará uma série de ações para frear a transmissão do vírus na Cidade.
 
 
 
A partir da próxima sexta-feira, 06, a Prefeitura, através das equipes de Zeladoria Municipal, fará uma vistoria em prédios públicos com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
 
 
 
Equipes da Zeladoria irão verificar calhas e as instalações de escolas e unidades de saúde em busca de possíveis criadouros. As ações começarão pelos prédios públicos da região Norte de Botucatu, onde há maior concentração de casos de dengue confirmados no Município.
 
 
 
“Cada um precisa fazer a sua parte. Assim como cada morador precisa cuidar do seu quintal, nós temos que fazer a nossa parte e cuidar dos nossos prédios, eliminando qualquer condição favorável para a proliferação dos mosquitos”, destacou o Prefeito Mário Pardini.
 
 
 
A vistoria e a limpeza dos prédios públicos começam nesta sexta-feira, 06, e seguirá durante todo o mês de maio.
 
 
 
 
 
Ação Cata Treco no Jardim Paraiso
 
 
 
Neste ano, Botucatu já confirmou 121 casos de dengue, sendo que quase a metade deles foi registrada na região Norte da Cidade, principalmente no Jardim Paraíso.
 
 
 
Além de intensificar as visitas de agentes nos imóveis, a Vigilância Ambiental em Saúde tem realizado ações de nebulização para eliminar mosquitos da dengue.
 
 
 
Também no Jardim Paraíso, será realizada a ação Cata Treco, que tem como objetivo que as pessoas descartem materiais inservíveis e que possam acumular água da chuva. O Cata Treco ocorrerá nas proximidades do Parque Municipal, nas ruas sinalizadas no mapa.
 

Da Assessoria - PMB

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius