Botucatu, quarta-feira, 28 de Outubro de 2020
LINKS
COTIDIANO
05/10/2020
Campanhas de Vacinação contra a pólio e atualização da caderneta começam nesta segunda, 05

Outubro Rosa em Botucatu traz informações importantes para mulheres

O mês de outubro ganha a cor rosa para conscientizar mulheres acima dos 40 anos de idade sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

 
O tema nacional da campanha do Outubro Rosa deste ano é “quanto antes
melhor”, com a ideia de alertar sobre a importância da prevenção e do
diagnóstico precoce, que aumenta bastante as chances de cura.
 
Um estilo de vida saudável, consultas regulares e a realização de mamografias anualmente a partir dos 40 anos são algumas recomendações.

Durante o Outubro Rosa, as mulheres de Botucatu poderão realizar a
mamografia da seguinte forma:
- mulheres de 40 a 59 anos de idade, poderão procurar diretamente a Casa da Mama portando o RG e o cartão SUS atualizado, e realizar a mamografia;
- mulheres de outras faixas etárias (60 anos ou mais), deverão procurar antes a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e pegar a guia de encaminhamento com o agendamento do exame. Os exames são gratuitos, com o laudo saindo em poucos dias.

As mamografias serão realizadas na Casa da Mama, localizada na rua Dr. Costa leite, 1190, Centro. O telefone é o (14) 3813-3779, e o local atua de segunda à sexta, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas. Aos sábados, o atendimento é das 8 às 12 horas.

O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, possui uma taxa de cura próxima a 100 % e requer tratamentos menos mutilantes.


Campanhas de Vacinação contra a pólio e atualização da caderneta começam nesta segunda, 05

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade serão realizadas a partir dessa segunda-feira, 05, até o próximo dia 30 de outubro.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do Município no período da campanha das 8 às 17 horas. No sábado, 17 de outubro, ocorre o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

Todos os postos de vacinação seguirão às diretrizes sobre distanciamento social, considerando a capacidade do sistema de saúde em realizar de forma efetiva uma campanha de vacinação em massa segura e com qualidade, no contexto da pandemia em curso.

As ações têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação ou erradicação dessas doenças.

O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite é vacinar as crianças de um ano a menor de cinco anos de idade. Em Botucatu, 6.609 crianças de 1 a 4 anos 11 meses 29 dias deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP – “gotinha”), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Já a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

O grupo alvo desta atualização vacinal é a população não vacinada ou com esquemas incompletos, menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) de acordo com o Calendário. Estima-se que em Botucatu existam 21.769 adolescentes menores de 15 anos.

Precauções gerais

Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença (diarreias graves e vômitos intensos, adiar a vacinação até a resolução do quadro).

Contra indicações

São consideradas contraindicações gerais para qualquer vacina: anafilaxia (alergia grave) a qualquer um dos componentes de uma vacina ou após uma dose anterior da mesma; imunodepressão e gravidez.

 

Da Assessoria (PMB)
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius